O termo “grilagem” remete à prática antiga de forjar um título de propriedade e colocá-lo em uma gaveta com grilos para amarelar o documento, conferindo a aparência de um documento legitimo. As táticas se modernizaram, persistindo diversas práticas, conhecidas como grilagem, que buscam fraudar títulos e invadir terras com o objetivo de apropriar- -se indevidamente de áreas tanto públicas quanto particulares, muitas vezes com o auxílio de agentes corruptos, sejam eles da esfera pública ou privada. Contudo, se o problema é conhecido há muito tempo, ainda são incipientes as tentativas de sistematizar os riscos de fraude e corrupção que viabilizam a grilagem. Nesse contexto, esta pesquisa busca justamente identificar e compreender esses riscos, sugerindo soluções para aprimorar o combate à grilagem no país. Essa abordagem nos permite perceber a grilagem por novos ângulos e reforça a urgência de se aprimorar a governança, a integridade e a transparência do sistema de administração de terras do país, bem como da mobilização do arcabouço legal e institucional anticorrupção e antilavagem para melhor enfrentar o problema. Via de regra, a grilagem envolve diversas fraudes em registros públicos, cadastros de terras, processos de regularização fundiária e demais sistemas de informação da administração pública, que podem ser facilitadas por práticas de corrupção. Para viabilizar a grilagem, pecuaristas, sojeiros, madeireiros, empresários locais, investidores imobiliários e demais agentes que podem atuar como líderes de organizações criminosas, articulam uma série de profissionais para operacionalizar seus esquemas, escapar das sanções e lucrar com o crime. Isso pode incluir funcionários públicos corruptos, advogados, cartorários, juízes, agrimensores, “empreendedores” do desmatamento, policiais e pistoleiros, bem como laranjas e testas-de-ferro, para dissimular os verdadeiros beneficiários dos crimes. A grilagem de terras gera impactos sociais, ambientais e econômicos dramáticos. Nas regiões afetadas por esse grave problema, povos indígenas e comunidades tradicionais, assim como pequenos e grandes produtores, sofrem com as invasões de terras. Muitas vezes, esses conflitos são acompanhados de ameaças, tentativas de intimidação, extorsão, agressões, assassinatos e outras formas de violência contra os ocupantes legítimos das terras que se mostrarem um obstáculo aos esquemas de grilagem. A grilagem prejudica também o desenvolvimento econômico, já que gera instabilidade e fragiliza a segurança jurídica dos direitos de propriedade. Quando ocorre em florestas públicas, em particular na Amazônia, a grilagem leva ao desmatamento e à exploração ilegal dos recursos naturais. Nesse sentido, a grilagem traz a floresta amazônica cada vez mais próxima do ponto de não retorno, levando a um colapso do bioma. Além disso, contribui com a aceleração da crise climática global, já que, em 2020, 46% das emissões de gases a efeito de estufa do Brasil resultaram de mudanças no uso da terra (principalmente supressão florestal). Vale ressaltar ainda que essa porcentagem está aumentando com o crescimento acelerado das taxas de desmatamento nos últimos anos. Diante desse cenário, esta pesquisa buscou diagnosticar quais são as fragilidades da governança de terras que sustentam a grilagem, assim como quais são as práticas de fraude e corrupção usadas para se apropriar indevidamente de áreas públicas e privadas. Para tanto, além de uma revisão da literatura e de entrevistas, foram analisadas 11 operações do Ministério Público com órgãos policiais em oito estados para entender as diferentes estratégias dos grupos criminosos que grilam terras. Por meio dessa metodologia, foram identificados 21 riscos de fraude e corrupção que viabilizam a grilagem de terras.
O presente trabalho busca demonstrar que os marcos legais que tentaram regular a posse e a propriedade de terras na Amazônia Legal foram insuficientes para instalar um sistema eficiente de controle e administração pelo Estado. Pretende, ainda, mostrar que a governança de terras através de um sistema de administração territorial baseado em tecnologia, inovação e cooperação institucional, aliada ao respeito aos povos indígenas e às comunidades tradicionais, são os pilares para um desenvolvimento sustentável e para a diminuição dos conflitos pela posse de terra na Amazônia Legal. A governança se estabelece com a aplicação de um conjunto de práticas para sustentar uma política e mercado de terra, uma infraestrutura com ferramentas profissionais na delimitação de fronteiras, georreferenciamento, coleta de dados avançada e registros e, ainda, o uso de políticas sociais emergentes que observam a igualdade social e de gênero como aspetos relevantes.
La seguridad en la posesión de tierra y el acceso a la vivenda son factores fundamentales para el cumplimiento de otros derechos humanos básicos y para el alcance de metas de desarrollo humano acordadas por los países en Agenda 2030 para el Desarrollo Sostenible. Sin embargo, la preocupación por ser desalojado o tener que salir del inmueble de residencia trae innumerables pérdidas a las familias, a la sociedad y a la economía del país como un todo. En el mundo, la investigación Prindex – o Índice Global de Derechos de Propiedad -, realizada en 140 países, reveló que aproximadamente cinco personas sienten algún nivel de inseguridad al tener que dejar el inmueble. La iniciativa Prindex es pioneira en recoger datos globales que cuantifican la inseguridad de tierras a partir de la percepción de las personas y permite la comparación entre países. En Brasil, 23% de las personas señalan tener algún tipo de inseguridad al tener que dejar el inmueble de residencia (o parte del mismo) contra su voluntad. Dadas las dimensiones continentales del territorio brasileño, el país presenta procesos de ocupación, dinámica económica y poblacional diferente entre las regiones. Eso justifica la réplica de la investigación Prindex en regiones específicas del territorio brasileño. Este informe presenta los resultados de la investigación sobre la percepción de (in)seguridad de la población en seis municipios del estado de Piauí, Brasil. El estado de Piauí está entre los estados brasileños más pobres, posee gran demanda por formalización de la relación con la tierra y presenta cambios en su estructura de tierras debido a la expansión de la frontera agrícola, especialmente en la parte sur y sureste del estado que integra la región conocida como Matopiba. Esta comprende el bioma Cerrado de los estados de Maranhão, Tocantins, Piauí y Bahía. Sin embargo, las reformas legales recientes, las inversiones en modernización de los procesos de regularización de tierras y la actuación de los poderes Ejecutivo y Judicial estatales hacen de Piauí un locus de intereses para la aplicación de la investigación Prindex en Brasil. La investigación contribuye para la construcción de un ambiente de informaciones sobre la situación de tierras de ese estado, auxiliando en las decisiones de los administradores públicos. La muestra de los responsables de domicilios de los seis municipios investigados se cuestionó a respecto de dos indicadores: la percepción de inseguridad – probabilidad percibida de perder el derecho a usar el inmueble contra su voluntad – y preocupación en tener que dejar el inmueble. Para la elección de los municipios, se consideraron las categorías de tierras creadas por el Atlas Territorial del Estado de Piauí, que clasificó los municipios a partir de la situación catastral de los inmuebles rurales en sistemas oficiales. Las categorías definidas fueron Subregistro, Registro Excesivo (consideradas anomalías catastrales), y de Buena Gobernanza. Los resultados da aplicación de la investigación Prindex en los seis municipios seleccionados revelaron un alto índice de informalidad de la posesión de la tierra en los domicilios investigados: 16% de los entrevistados declararon no tener ningún documento que compruebe su relación con la tierra; al paso que, entre los que informaron tener algún documento, 45% tiene apenas documentos informales. El trabajo identificó los grupos demográficos que se sienten más vulnerables a perder el derecho de usar el inmueble donde residen, de acuerdo a lo que se describe a continuación: Las mujeres presentaron índices mayores de preocupacción e inseguridad en relación a los hombres. Los negros (que incluyen negros y pardos) presentaron índices mayores de preocupación e inseguridad en relación a los blancos. Los jóvenes (15 a 29 años) presentaron índices mayores de preocupación e inseguridad en relación a adultos y ancianos. Los entrevistados que poseían apenas documentos informales presentaron niveles de inseguridad y preocupación mayores que aquellos que dijeron tener algún documento formal. El hecho de ser dueño del inmueble – aunque no sea propietario jurídicamente – demostró relación con una mayor sensación de seguridad y ausencia de preocupación por tener que dejar el inmueble. Mientras tanto, los inquilinos y coinquilinos fueron el grupo que relató mayor inseguridad y preocupación en la muestra. Los municipios señalados como de Buena Gobernanza, que poseen una buena cobertura catastral de los inmuebles rurales en sistemas oficiales de registro, presentaron los mayores índices de percepción de inseguridad y preocupación en perder el derecho a usar la tierra, mientras los municipios categorizados como teniendo anomalías catastrales presentaron menores índices de inseguridad y preocupación. Eso indica que la situación catastral no es elemento determinante para la percepción de seguridad de las personas. La investigación también identificó concentración de personas inseguras y preocupadas en perder la posesión de la tierra viviendo en áreas que están bajo administración pública. Tal situación es indicadora de una gobernanza débil por parte de los poderes públicos de áreas por ellos destinadas. Finalmente, la investigación señaló que, a pesar del considerable nivel de informalidad en la posesión de tierra encontrado entre los entrevistados, los niveles de seguridad percibida fueron altos – el que sugiere que otros factores pueden estar relacionados a esta sensación, como el bajo nivel de dinámica económica en el municipio, el historial de ausencia de conflictos de tierra en algunas regiones y los aspectos culturales que alcanzan las relaciones informales con la tierra.
Anexos da Publicação Prindex em Português
A segurança na posse da terra e acesso à moradia são fatores fundamentais para o cumprimento de outros direitos humanos básicos e para o alcance de metas de desenvolvimento humano pactuadas pelos países na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Entretanto, a preocupação em ser desalojado ou ter que sair do imóvel de moradia traz incontáveis prejuízos às famílias, à sociedade e à economia do país como um todo. No mundo, a pesquisa Prindex – ou Índice Global de Direitos de Propriedade –, realizada em 140 países, revelou que cerca de uma em cinco pessoas sente algum nível de insegurança em ter que sair do imóvel. A iniciativa Prindex é pioneira em coletar dados globais que quantificam a insegurança fundiária a partir da percepção das pessoas e permite a comparabilidade entre países. No Brasil, 23% das pessoas apontaram ter algum tipo de insegurança em ter que deixar o imóvel de moradia (ou parte dele) contra sua vontade. Dadas as dimensões continentais do território brasileiro, o país apresenta processos de ocupação, dinâmica econômica e populacional díspares entre as diferentes regiões. Isso justifica a replicação da pesquisa Prindex em regiões específicas do território brasileiro. O presente relatório apresenta os resultados da pesquisa sobre a percepção de (in) segurança da população em seis municípios do estado do Piauí, Brasil. O estado do Piauí está entre os estados brasileiros mais pobres, possui grande demanda por formalização da relação com a terra e assiste a mudanças em sua estrutura fundiária devido à expansão da fronteira agrícola, especialmente na parte sul e sudeste do estado que integra a região conhecida como Matopiba. O Matopiba compreende o bioma Cerrado dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. No entanto, as recentes reformas legais, os investimentos em modernização dos processos de regularização fundiária e a atuação conjunta dos poderes Executivo e Judiciário estaduais fazem do Piauí um lócus de interesse para a aplicação da pesquisa Prindex no Brasil. A pesquisa contribui para a construção de um ambiente de informações sobre a situação fundiária desse estado, auxiliando na tomada de decisão por gestores públicos. A amostra dos responsáveis de domicílios dos seis municípios pesquisados foi questionada a respeito de dois indicadores: a percepção de insegurança – probabilidade percebida de perder o direito de usar o imóvel contra sua vontade – e preocupação em ter que deixar o imóvel. Para a escolha dos municípios, levou-se em conta as categorias fundiárias criadas pelo Atlas Territorial do Estado do Piauí, que classificou os municípios a partir da situação cadastral dos imóveis rurais em sistemas oficiais. As categorias definidas foram Subcadastramento, Sobrecadastramento (consideradas anomalias cadastrais), e de Boa Governança. PRINDEX GLOBAL LAND ALLIANCE 6 R. TORSIANO Os resultados da aplicação da pesquisa Prindex nos seis municípios selecionados revelaram um alto índice de informalidade da posse da terra nos domicílios pesquisados: 16% dos entrevistados declararam não ter nenhum documento que comprove sua relação com a terra; ao passo que, dentre os que informaram possuir algum documento, 45% têm apenas documentos informais. O trabalho identificou os grupos demográficos que se sentem mais vulneráveis a perder o direito de usar o imóvel onde vivem, conforme descrito a seguir. As mulheres apresentaram índices maiores de preocupação e insegurança em relação aos homens. Os negros (que incluem pretos e pardos) apresentaram índices maiores de preocupação e insegurança em relação aos brancos. Os jovens (15 a 29 anos) apresentaram índices maiores de preocupação e insegurança em relação a adultos e idosos. Os entrevistados que possuíam apenas documentos informais apresentaram níveis de insegurança e preocupação maiores que aqueles que disseram ter algum documento formal. O fato de ser dono do imóvel – ainda que não proprietário no sentido jurídico do termo – mostrou relação com uma maior sensação de segurança e ausência de preocupação em ter que sair do imóvel. Enquanto isso, os locatários e colocatários foram o grupo que relatou maior insegurança e preocupação na amostra. Os municípios apontados como de Boa Governança, que possuem uma boa cobertura cadastral dos imóveis rurais em sistemas oficiais de cadastro, apresentaram os maiores índices de percepção de insegurança e preocupação em perder o direito de usar a terra, enquanto os municípios categorizados como tendo anomalias cadastrais apresentaram menores índices de insegurança e preocupação. Isso indica que a situação cadastral não é elemento determinante para a percepção de segurança das pessoas. A pesquisa também identificou concentração de pessoas inseguras e preocupadas em perder a posse da terra vivendo em áreas que estão sob gestão pública. Tal situação é indicativa de uma governança débil por parte dos poderes públicos de áreas por eles destinadas. Por fim, a pesquisa apontou que, apesar do considerável nível de informalidade na posse da terra encontrado entre os entrevistados, os níveis de segurança percebida foram altos – o que sugere que outros fatores podem estar relacionados a esta sensação, como o baixo nível de dinâmica econômica no município, o histórico de ausência de conflitos de terra em algumas regiões e os aspectos culturais que tangenciam as relações informais com a terra.
O espaço rural na região do MATOPIBA tem sido objeto de múltiplos interesses que desafiam os gestores públicos a tratar simultaneamente temáticas econômicas, ambientais e sociais na resolução de conflitos e planejamento estratégico regional. Tal fato decorre da coincidência espacial entre a relevância econômica da produção agropecuária, a riqueza da biodiversidade nativa e a desigualdade social decorrente, dentre outros fatores, da história de ocupação desordenada na região. Considerando os efeitos da expansão agrícola no MATOPIBA para o desenvolvimento econômico, mas também os conflitos decorrentes da grilagem de terras, os problemas ambientais e sociais e a existência de diversas comunidades que vivem em situação de vulnerabilidade sobre as terras destes quatro Estados, tornou-se necessária a atuação integrada entre o poder executivo e judiciário para promover a regularização fundiária, a redução e a conciliação dos conflitos e o acesso à justiça especialmente às comunidades mais pobres aproximando cada vez mais o judiciário da sociedade e reduzindo desta forma a judicialização de processos. Percebendo essa dinâmica e a necessidade do Poder Judiciário assumir um papel mais ativo para enfrentar os problemas que cotidianamente batem às portas dos Tribunais, a Corregedoria Geral da Justiça do Piauí através do Núcleo de Regularização Fundiária tomou a alvissareira iniciativa de criação do Fórum Fundiário dos Corregedores Gerais da Justiça do MATOPIBA, alçando o poder judiciário ao protagonismo necessário para que através de ações concretas pudesse contribuir mais para o desenvolvimento dos Estados e para buscar a paz no campo. Desde a edição do Decreto 8447/2015 que dispõe sobre o Plano de Desenvolvimento Agropecuário do MATOPIBA, essa região vive um clima de muita expectativa econômica por conta do seu potencial agrícola mas infelizmente, por vezes, essa expectativa tem se convertido em ocupações irregulares de terras públicas, grilagem de terras e conflitos fundiários exigindo do poder judiciário uma atuação firme e coerente nos quatro Estados e a busca por instrumentos para a prevenção e conciliação dos conflitos. Somos conscientes de que os problemas fundiários agregam elementos demasiadamente complexos que não serão superados somente através das iniciativas do Fórum Fundiário dos Corregedores, mas de uma atuação cooperada entre os poderes, onde cada ator assumindo suas responsabilidades escreverão uma nova história para essa região. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) enaltece o protagonismo dos Corregedores do MATOPIBA e o apoio da FAO à aplicação das Diretrizes Voluntárias para Governança da Terra na região, na certeza de que essa iniciativa é uma referência à ser aplicada noutras regiões do país para garantia do desenvolvimento sustentável, da justiça social e da paz no campo.
O presente documento apresenta uma análise e avaliação da atuação do Poder Judiciário do Piauí através do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Regularização Fundiária da Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Piauí. O documento foi elaborado pela R. Torsiano Consultoria Agrária, Ambiental e Fundiária com o apoio do WWF-Brasil, Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) e Corregedoria Geral de Justiça no âmbito da Iniciativa Tamo de Olho e financiado pela GIZ em nome do Governo Federal Alemão. O Núcleo de Regularização Fundiária surge em meio a um momento em que o Estado do Piauí buscava maior integração entre o Poder Judiciário e o Poder Executivo do Estado, a fim de reduzir os conflitos fundiários que se intensificavam, principalmente, na região do Cerrado piauiense, onde se encontra a nova fronteira agrícola do país, o Matopiba (acrônimo para designar os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). O Estado do Piauí tem se tornado pioneiro na governança de terras devido às suas ações inovadoras. A atuação conjunta entre Executivo e Judiciário tem produzido resultados positivos, pois o Poder Judiciário rompe com o paradigma da inércia e passa a atuar de forma ativa, subsidiado pelo Núcleo de Regularização Fundiária.
O presente documento é resultado do trabalho realizado pelo Núcleo de Regularização Fundiária da Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Piauí, R. Torsiano Consultoria Agrária Ambiental e Fundiária em cooperação com o Grupo de Políticas Públicas da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – GPP/Esalq/USP e o Centro de Inteligência para Governança de Terras e Desenvolvimento Sustentável – CITE, em seu esforço de contribuir e qualificar as discussões sobre a governança de terras e a regularização fundiária no estado. Teve-se por objetivo apresentar as principais características fundiárias do estado do Piauí, a partir da síntese analítica das diferentes bases de dados oficiais, e aprofundar discussões sobre os limites e potencialidades dos municípios piauienses no que se refere à governança fundiária. A missão do Núcleo de Regularização Fundiária se caracteriza por apoiar a formulação e implementação da política de regularização fundiária e governança da terra no Estado do Piauí com base nas Diretrizes Voluntárias para Governança Responsável da Terra dos Recursos Pesqueiros e Florestais e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODSs, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, para a redução dos conflitos e para o fortalecimento de uma justiça mais inclusiva e eficiente que garanta o acesso à direitos especialmente aos mais vulneráveis. Esse arcabouço de estruturas e ações criadas pela Corregedoria Geral de Justiça do Estado Piauí demonstra o quão importante é esse tema para o judiciário, tendo no Atlas Territorial do Estado do Piauí produzido pelo Núcleo de Regularização Fundiária mais um produto a ser apresentado às instituições públicas, privadas e entidades da sociedade civil em apoio as discussões e encaminhamentos das ações que tratam do território no Estado do Piauí.